domingo, 24 de janeiro de 2016

Os 8 R's

Acho engraçado as coisas que as pessoas falam comigo sobre a maneira que lido com o meu resíduo...  Algumas ficam admiradas, dizem que não teriam paciência para isso, outras acham um absurdo, umas acham certo, admiram, mas consideram complicado demais fazer, outras me falam que estão mudando seus hábitos... 

E olha que nós nem estamos perto do que é considerado ideal, mas estamos caminhando para chegar lá. E é sobre os passos que devemos dar no que se refere a resíduos que vamos falar nesse post. Nessa vida tudo é um processo, um caminho e são os passos que nos fazem chegar no nosso propósito.
E se tratando de resíduo o processo das ações dos 8 R's criados pelo Instituto Akatu ajudam muito no aprendizado de como tratar as questões dos resíduos.

Se você está interessado em tratar melhor dos seus resíduos, preste atenção nessas 8 ações que devem ser feitas conjuntamente:


1) Reflita
Comecei a refletir no que acontecia com o meu lixo depois que colocava ele no saco. E isso me incomodou muito. "Para onde ele vai!?", "Quanto tempo ele vai demorar para se decompor?", "Qual o impacto das minhas ações?" Por isso a primeira ação é refletir antes de agir. As campanhas e os projetos de Educação Ambiental buscam gerar a reflexão nas pessoas. O livro paradidático "Praia limpa é minha praia!" trata da questão do lixo e tem o objetivo de fazer as crianças refletirem as suas práticas.


2) Reduza
Não adianta jogar o lixo na lixeira. Ele não some num passe de mágica de lá. Não tem lógica gastar mais de dez copo descartáveis num dia para beber água, se você poderia usar um copo só. Meus amigos já até sabem que quando tem um encontro aqui em casa é proibido entrar descartáveis! Cada um tem seu copo... Por isso reduza a produção de lixo, optando por uma vida com menos embalagens e descartáveis.


3) Reutilize
Outra maneira de diminuir a quantidade de resíduos gerado é buscar maneiras de reutilizar. Reutilizar cascas de alimentos para fazer novas receitas; para gerar seu próprio adubo; reutitlizar potes para decoração (evitando gerar mais resíduos). 
Importante destacar a questão das sacolas plásticas: elas foram feitas para durar muito tempo, por isso são resistentes à degradação. Um dos costumes mais equivocados que temos é colocar nosso lixo dentro delas! Isso dificulta a ação dos organismo decompositores, fazendo que o tempo do resíduo no ambiente seja maior e as consequências negativas disso são inúmeras... Por isso, leve suas sacolas plásticas. Se nós pagássemos caro por elas, teríamos mais cuidado e daríamos mais tempo de utilidade à elas.


4) Recicle
Se você não conseguiu  reduzir e nem reutilizar seu resíduo, a terceira melhor opção é reciclar. A reciclagem não é  a solução sustentável mais viável, pois há gasto de tempo, pessoas e logítica para essa ação.  Mas ainda assim é uma boa opção. As embalagens precisam ser higienizadas, ou seja, lavadas e secas, pois a ideia aqui é evitar a atrair aqueles bichinhos (baratas, moscas, ratos...). Os resíduos podem ser entregues em sistemas de coletas de prefeituras ou diretamente para catadores. Mesmo que essa ação não seja comum na sua cidade, vale somente higienizar e separar as embalagens recicláveis dos resíduos orgânicos para que não pereça. Além disso, essa ação facilitaria muito o trabalho e as condições de salubridade dos catadores nos aterros e lixões.


5) Respeite
Quando cuidamos melhor do nosso lixo estamos respeitando o próximo, os trabalhadores, os vizinhos, os animais, o meio ambiente... Suas ações influenciam o todo.


6) Repare
Antes de jogar fora algo que rasgou ou quebrou, tente consertar. 


7) Responsabilize-se
O resíduo é meu, e não posso me preocupar com ele só enquanto ele me é útil. A cidade é sua, a casa é sua, o meio ambiente também é seu! Por isso precisamos ser responsáveis por nossas atitudes. 


8) Repasse
Se você tem o conhecimento de boas ações e informações relevantes deve passá-las a diante e ensinar a novos interessados para que a transformação tenha mais efeito. Tudo que aprendi e continuo aprendendo é porque pessoas resolveram partilhar dos seus conhecimentos. Por isso estou aqui no blog repassando um pouco do que aprendi.


Espero que você comece a refletir nas suas ações e que aja de formar transformadora aonde quer que esteja.

Beijinhos

Rebeca


6 comentários:

  1. Olá Rebeca, parabéns pelo blog. Quando eu morava ai em Niterói, separava meu lixo e levava na clin, a iniciativa era ótima. Hoje o município onde moro, não tem este sistema. Separo o lixo para por na minha porta, mas percebo que não é o ideal. Vamos tentando, um dia de cada vez. Abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii Cátia! Obrigada pela visita! Separando e higienizando o lixo reciclável já ajuda muito quando os órgãos gestores não incentivam a ação. A composteira caseira é uma excelente solução para diminuir a produção de lixo. Tenta aí. Vamos tentando fazer a nossa parte, diminuindo o consumismo, aproveitando o máximo de recursos, tentando melhorar sempre né? Beijinhos

      Excluir